quarta-feira, 13 de março de 2013

A volta do velho Corinthians

O Corinthians deu um importante passo rumo à classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. Com futebol consistente, algo que ainda não havia ocorrido na temporada, o Corinthians enfiou 3 a 0 no então invicto Tijuana e devolveu com louvor a derrota sofrida semana passada, fora de casa. A equipe brasileira seguiu atrás do líder do grupo 5, mas reduziu a diferença de cinco para dois pontos. No dia 3 de abril, o vice-líder volta a campo contra o Millonarios, em Bogotá. Uma vitória pode selar a classificação.



O jogo

O Timão começou a partida marcando o adversário sobre pressão no ataque. O lado direito foi a melhor opção corintiana no primeiro tempo. Por ali, o lateral Alessandro e o meia Renato Augusto deitaram e rolaram sobre os defensores do Tijuana. O primeiro gol não demorou a sair. Aos 25 minutos, Renato Augusto bateu cruzado, a bola bateu na trave por três vezes e sobrou para Alexandre Pato, que só teve o trabalho de empurrar para as redes. O curioso é que o atacante havia sentido um desconforto muscular e seria substituído. Para sorte do Timão, ele só deixou o gramado após o tento. Romarinho entrou em seu lugar.

O Tijuana não criou muitas chances de gol, porém apostou em contragolpes puxados por Fidel Martinez e Riascos, e em jogadas de bola parada. Numa delas, o goleiro Cássio caçou borboleta e Alessandro evitou o perigo. Aos 35, o Pacaembu com mais de 33 mil pagantes explodiu. Renato Augusto, o melhor em campo, foi à linha de fundo e passou para Alessandro, que emendou para Guerrero ampliar o placar. Belo gol!

Com a boa vantagem construída na etapa inicial, o Corinthians voltou desatento para o segundo tempo e viu o Tijuana ameaçar. Arce e Moreno tiveram boas chances para descontar. No entanto finalizaram para fora, assustando o goleiro Cássio. Aos poucos, os mexicanos diminuíram o ímpeto ofensivo e o Timão conseguiu equilibrar as ações ofensivas. A exemplo do jogo de ida no México, o Tijuana apelou para muitas faltas.

O atacante Romarinho quase marcou um gol de placa no Pacaembu. O jovem jogador fez fila na defesa adversária e com o pé esquerdo finalizou para defesa de Saucedo. Três minutos depois, o Corinthians definiu a vitória. Renato Augusto cobrou falta, Guerrero desviou e Paulinho, de cabeça, escorou para as redes. Guerrero chegou a marcar o quarto gol, mas o árbitro Henrique Osses obedeceu o assistente e invalidou a jogada devido a impedimento, que não existiu. Nos minutos finais, ao som dos gritos de olé, o Timão tocou a bola com tranquilidade e garantiu mais uma vitória dentro do estádio.

Pitacos

*** Foi a melhor exibição corintiana em 2013. Vencer o Tijuana por 3 gols de diferença não é para qualquer um. Os mexicanos, que participam da Libertadores pela primeira vez na história, contam com um time bem treinado e até então estavam com 100% de aproveitamento. Faltou experiência para jogar num estádio adversário lotado.

*** A atuação corintiana lembrou a de várias partidas pela Copa Libertadores de 2012, que terminou com o título. Muito equilíbrio entre todos os setores. Aos poucos, a equipe começa a reviver os seus melhores momentos.

*** Além das ótimas atuações de Alessandro e Renato Augusto, há de se destacar mais uma grande exibição do volante Ralf, soberano no meio de campo e líder em roubadas de bola.

*** Arrisco a dizer que Corinthians e Tijuana serão os representantes do grupo 5 nas oitavas de final. São os melhores da chave.


Nenhum comentário:

Postar um comentário