segunda-feira, 18 de março de 2013

Ney Franco na corda bamba. É justo pedir a cabeça do treinador?

Não há como negar. Ney Franco atravessa momento muito delicado no São Paulo, que ainda não conseguiu engrenar em 2013 e não é nem de longe aquela equipe forte que obteve a inédita conquista da Copa Sul-Americana em dezembro passado. Mas se você fosse dirigente são paulino demitiria o treinador?



O Tricolor corre risco considerável de não se classificar para as oitavas de final da Copa Libertadores, o que seria uma tragédia para um clube que sempre tratou com carinho o torneio sulamericano. Em quatro rodadas disputadas na fase de grupos, a equipe acumula apenas uma vitória suada sobre o The Strongest, no Morumbi, um empate com o fraco Arsenal, no Pacaembu e duas derrotas (para o Atlético-MG, em Belo Horizonte e para o fraco Arsenal, em Sarandí). É o pior início do clube na história do torneio, mesmo ocupando a segunda colocação do grupo 3.

Restam duas rodadas para o fim da segunda fase. O Tricolor garantirá a classificação se vencer os jogos contra o The Strongest, na altitude de La Paz e o líder Atlético-MG, no Pacaembu. Se perder o próximo desafio contra os bolivianos, a equipe irá para a última rodada não dependendo apenas de suas próprias forças.

Fica evidente que alguns atletas estão insatisfeitos com o trabalho de Ney Franco. Os badalados Lúcio e Paulo Henrique Ganso são exemplos. O primeiro não gostou nada de ter sido substituído no decorrer da segunda etapa na derrota para o Arsenal, em Sarandí e foi direto para o vestiário. Já Ganso, a contratação mais cara da história do São Paulo, tem mostrado certa impaciência quanto ao pouco aproveitamento na equipe. Em clássico contra o Palmeiras, pelo Paulistão, Ganso foi substituído e ficou enfurecido com a decisão do comandante. Em entrevista coletiva, Ney Franco admitiu que não vai tolerar mais jogador que reclama de substituição. "Não joga mais comigo", esbravejou.

O comandante tem certa razão em preterir os dois jogadores. Lúcio e Ganso não estão em boa fase. O primeiro está chegando ao final de carreira e não é nem sombra daquele zagueiro que se destacou no futebol europeu. Ganso não consegue atuar em alto nível desde o final do primeiro semestre de 2010. No Santos sofreu inúmeras contusões e entrou em conflito com a diretoria, o que acabou refletindo em seu futebol. Quando entra em campo como titular mostra apatia, não chama a responsabilidade. Aquele brilhante Ganso campeão Paulista e da Copa do Brasil de 2010 ficou no passado

No Campeonato Paulista, o Tricolor atravessa boa base. Ocupa a liderança mesmo tendo um jogo a menos em relação aos concorrentes. Nem por isso, os atletas dão sinal de tranquilidade. Na vitória sobre o Oeste, Luis Fabiano marcou um dos gols, mas não fez questão de comemorar. Ao final da partida, o artilheiro alegou problemas particulares.

Ney Franco é o maior responsável pelo momento conturbado do São Paulo? Creio que não. No entanto, o treinador tem errado muito em 2013. Contra o Arsenal, pela Libertadores, foi radical e mudou de esquema de jogo sem ter testado a formação por vários treinamentos. A equipe mostrou muitos desacertos, principalmente na parte defensiva. Se fosse dirigente do são paulino não o demitiria nesse momento. Não consigo enxergar nenhum treinador disponível no mercado que seja superior a Ney. Nem mesmo Paulo Autuori, campeão mundial pelo Tricolor em 2005 e que está há um bom tempo sem dirigir uma equipe brasileira.

Com Ney Franco, o São Paulo voltou a conquistar um título (Copa Sul-Americana) após 4 anos de jejum. Anteriormente a ele já haviam passado pelo clube: Ricardo Gomes, Sérgio Baresi, Paulo César Carpegiani, Adílson Batista e Emerson Leão. Todos eles não deixaram marca vitoriosa.

É a hora de os jogadores se unirem e darem a volta por cima o mais rápido possível. Esse não é o momento de profundas mudanças na comissão técnica.



Um comentário:

  1. Os times no Brasil se preocupam demais com Estadual.

    Se eu pudesse, perguntaria ao Juvenal: "E vai colocar quem no lugar"?

    Agora, é fato que, assim que aparecer alguém bom, o Ney dança. Ele está teimando com a diretoria e com a torcida!

    ResponderExcluir