quarta-feira, 6 de março de 2013

Corinthians joga mal e com gol irregular perde longa invencibilidade na Copa Libertadores

Depois de uma longa sequência de 16 jogos sem perder na Copa Libertadores, o Corinthians enfim voltou a sentir o gosto amargo da derrota na noite dessa quarta-feira. O algoz foi o bom time mexicano do Tijuana, no estádio Caliente. O zagueiro Gandolfi, aproveitando-se de posição de impedimento, fez o único gol da partida. Com o triunfo, os Xolos, com 100% de aproveitamento, dispararam na liderança do grupo 5 com nove pontos ganhos, cinco a frente do Timão.



Desde os primeiros minutos de bola rolando, ficou evidente a dificuldade corintiana em se adaptar ao gramado sintético. Nessas condições, a bola ganha velocidade. Aproveitando-se disso, o Tijuana promoveu uma blitze ofensiva no início da partida. Os laterais Alessandro e Fábio Santos tiveram dificuldades em conter os avanços de Fidel Martinez e Riascos. O alvinegro equilibrou as ações a partir dos 12 minutos. Paulinho chegou a balançar as redes duas vezes em dois minutos, mas acertadamente o árbitro invalidou as jogadas devido a impedimentos. Aos 19, Alessandro se antecipou a Fidel Martinez e evitou gol dos mexicanos. O primeiro tempo não foi um primor na parte técnica. As duas equipes, principalmente o Tijuana, exageraram no número de faltas. Aos 23, por muito pouco, o Tijuana não abriu o placar. Riascos recebeu bela enfiada de Alfredo Moreno e tocou por cima do travessão de Cássio.

O Corinthians voltou mais ofensivo para o segundo tempo. Aos 9, Guerrero ajeitou para Paulinho finalizar para fora. Quatro minutos mais tarde, o peruano protagonizou a melhor chance corintiana. Ele fez bela jogada individual, invadiu a área e chutou com força para grande defesa de Saucedo. O Tijuana voltou a crescer na partida. Aos 15, Pallerano soltou uma bomba fora da área e Cássio espalmou. No entanto, aos 19, o goleiro não pôde evitar o gol do Tijuana. Arce cobrou falta, Cássio saiu mal, Aguille, em posição de impedimento, desviou no primeiro pau, para Gandolfi, de calcanhar, empurrar para as redes.

Tite fez três alterações para tentar mudar o panorama da partida. Sacou o lateral Alessandro, o zagueiro Paulo André e o meia Renato Augusto para as entradas respectivamente do volante/lateral Edenilson, do atacante Romarinho e do meia Douglas. As trocas não surtiram o efeito desejado e o Corinthians não conseguiu penetrar no forte esquema defensivo do Tijuana.

Pitacos

*** O meio de campo corintiano ficou devendo. Os meias Danilo e sobretudo Renato Augusto não conseguiram fazer a ligação com o ataque. O segundo errou muitos passes e Tite demorou para sacá-lo do time.

*** Esperava mais do atacante Alexandre Pato, que participou muito pouco do jogo. Não teve chance clara para deixar a sua marca.

*** O zagueiro Gil, que já havia se destacado no clássico contra o Santos pelo Campeonato Paulista, voltou a atuar bem. Chicão, recuperado de artroscopia no joelho, terá que suar a camisa para reconquistar a vaga entre os titulares.

*** Todos sabiam que seria muito difícil, o Corinthians obter um bom resultado no México. Além de enfrentar o bom time do Tijuana, teve mais um grande obstáculo: o gramado sintético. Nenhum clube brasileiro ainda está preparado para atuar em bom nível nessas condições.

*** Mesmo com o tropeço, acredito que o Corinthians se classificará para as oitavas de final da Copa Libertadores, porém como segundo colocado do grupo. Dificilmente os embalados mexicanos vão perder a ponta do grupo.

*** Na próxima quarta-feira, o Corinthians tem a obrigação de vencer o Tijuana, no Pacaembu, para deixar a classificação bem encaminhada.



Um comentário:

  1. Discordo que tenhamos jogado mal, como discordo que o time mexicano seja bom. é um time maldoso e que usa o gramado sintético como arma. perderia o jogo se fosse em grama normal. axo q deveria ser proibido esse tipo de grama. nao acrescenta nada ao futebol.

    ResponderExcluir