terça-feira, 26 de março de 2013

Corinthians vai sentir muito a ausência de Renato Augusto

O torcedor corintiano recebeu uma péssima notícia no início da noite dessa terça-feira. Exame realizado no meia Renato Augusto constatou lesão de grau 2 no músculo bíceps femural (posterior) da coxa direita e o jogador ficará afastado dos gramados por até 45 dias, assim perdendo a fase final do Campeonato Paulista, as duas rodadas finais da fase de grupos da Copa Libertadores junto com as oitavas de final. O meia alvinegro sofreu a lesão no primeiro tempo da partida contra o Guarani, no último domingo, em Campinas e deu lugar ao atacante Jorge Henrique.


É de se lamentar a lesão, pois Renato Augusto vinha sendo o melhor jogador corintiano nas últimas partidas tanto pelo Paulistão quando pela Copa Libertadores, e inclusive começava a ser cogitado para defender a Seleção Brasileira. Ele mostrava plena evolução na parte física. O meia, que veio do Bayer Leverkusen nos primeiros dias do ano, demorou algumas semanas para aprimorar o preparo físico e estreou como titular na vitória sobre o Mirassol (1 a 0), no dia 27 de janeiro. Naquela partida pelo Campeonato Paulista, o técnico Tite usou apenas jogadores reservas. O jogador foi bem e deu assistência para Romarinho anotar o gol.

Renato Augusto evoluiu e assumiu a titularidade de vez na equipe na vitória sobre o Bragantino em 24 de fevereiro. De lá para cá, o meia só ficou no banco de reservas no triunfo sobre o União Barbarense, quando Tite poupou a base titular. Mesmo assim, o jogador entrou nos minutos finais e marcou seu primeiro gol pelo Timão.

Em 14 jogos pelo alvinegro, atuou em oito como titular. Por mais que tenha um elenco muito bom do meio para frente, o Corinthians sentirá muito a falta de Renato Augusto. Não vejo ninguém no plantel com características semelhantes a Renato, que costuma ser agressivo pelos lados de campo, tendo bom passe e boa finalização.

Tudo indica que nos próximos jogos pelo Campeonato Paulista e Copa Libertadores, prioridade em 2013, Tite deva usar o atacante Jorge Henrique na vaga do lesionado. Assim, a equipe mudará de característica. Perde força ofensiva e em contrapartida ganha maior consistência defensiva. Jorge Henrique é o único atacante corintiano que executa bem a função de recompor a marcação, algo que Tite tanto adora.

Outra opção possível é a entrada do meia Douglas, que hoje se recupera de leve lesão muscular, mas que deve voltar aos gramados nos próximos dias. O Corinthians ganharia criatividade no meio de campo, porém ficaria mais lento. Douglas é aquele meia que cadencia o jogo, o que muitas vezes irrita o torcedor.

Maré ruim

Mais uma notícia triste chegou. O lateral Igor, substituto de Fábio Santos, rompeu parcialmente os ligamentos do joelho esquerdo e ficará afastado dos gramados por cerca de um mês...Que fase!




Nenhum comentário:

Postar um comentário