segunda-feira, 25 de março de 2013

Brasil não joga bem, mas arranca empate no final contra a Rússia

O Brasil segue sem vencer e convencer sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Na noite dessa segunda-feira, a equipe esteve muito próxima de conhecer mais uma derrota, mas Fred evitou o pior com gol de empate (1 a 1) nos minutos finais contra a Rússia, no Stamford Bridge, em Londres. Em três jogos em sua segunda passagem, Felipão acumula dois empates (Itália e Rússia) e uma derrota (Inglaterra).


O Jogo

A Rússia foi melhor que o Brasil no primeiro tempo, sobretudo nos primeiros 20 minutos. A equipe comandada por Fábio Capello abusou da velocidade pelas pontas e levou perigo em bolas alçadas na área brasileira.

Logo aos 2 minutos, Ignashevich cobrou falta com força e Júlio César espalmou.

Aos 9, a defesa brasileira não se entendeu e Kororin, livre de marcação, ajeitou para trás. Para sorte da seleção, não havia nenhum russo e Daniel Alves afastou o perigo.

A Rússia seguiu melhor. Kerzakhov recebeu passe dentro da área e soltou bomba para fora aos 10.

A primeira finalização brasileira aconteceu apenas aos 20 minutos. O volante Fernando bateu falta e mandou para longe do gol de Gabulov.

Na segunda metade de primeiro tempo, a Rússia reduziu o ímpeto ofensivo e o Brasil começou a incomodar mais. Neymar, apagado no amistoso, teve boa chance para abrir o placar aos 27, mas finalizou por cima da trave.

Nos minutos finais, a Rússia levou perigo em contra-ataques. Aos 40, Fayzulin recebeu de Kerzhakov e bateu rente à trave de Júlio César. Três minutos mais tarde, em novo contra-ataque, Kerzhakov tentou o chute de esquerda, mas a bola passou longe da meta brasileira.

O Brasil voltou para o segundo tempo mais presente no campo de ataque. No entanto tinha dificuldades em finalizar ao gol adversário.

Aos 5, Neymar quase marcou. O atacante tentou o cruzamento e a bola foi em direção ao gol. Gabulov, meio assustado, fez a defesa.

Felipão, aos 21, fez a primeira alteração. Sacou o meia Oscar, que não fazia boa partida e botou em campo o atacante Hulk.

Mesmo inferior no segundo tempo, a Rússia saiu na frente do placar. Aos 27, após bombardeio na área, Fayzolin mandou para as redes. Hernanes e Fernando haviam tirado a bola praticamente em cima da linha, antes de o meia russo sair para o abraço.

Pouco tempo depois Felipão realizou mais uma alteração. Trocou o meia Kaká pelo atacante Diego Costa, que pouco tocou na bola.

Hulk, criticado no empate sobre a Itália, entrou muito bem no amistoso. Criou muitas jogadas pelo lado esquerdo do campo. Aos 44, o atacante tabelou com Marcelo. O lateral esquerdo cruzou e a bola encontrou Fred, que só teve o trabalho de mandar para as redes, deixando tudo igual em Londres.

Na base do abafa, o Brasil tentou a virada, mas esbarrou na forte marcação russa. O empate em 1 a 1 acabou sendo justo. A situação brasileira ainda é preocupante com vistas à Copa das Confederações em junho de 2013 e principalmente para a Copa do Mundo em 2014. A equipe de Felipão ainda está longe de brigar contra fortes seleções europeias como Espanha, França e Alemanha.

Notas da Seleção Brasileira

Júlio César - 6,0 - sem culpa no gol e não foi tão exigido como no empate contra a Itália, quando realizou seis importantes intervenções. Fez boa defesa no início do jogo.

Daniel Alves - 4,0 - o pior em campo. Quer enfeitar todo lance a abusa dos erros de passe. O lateral teve baixo aproveitamento em cruzamentos. Há muito tempo não consegue atuar em alto nível. Está acomodado na seleção, já que não há concorrência no setor.

Thiago Silva - 5,0 - vinha bem no amistoso até não acompanhar a investida de Zhirkov. Demorou a voltar para a área. Logo em seguida saiu o gol russo.

David Luiz - 5,5 - partida sem brilho. Tentou em alguns momentos fazer a ligação com o ataque, mas não obteve sucesso.

Marcelo - 7,5 - o melhor em campo. Bem na marcação e ótima opção nos cruzamentos. Deu a assistência para Fred empatar.

Fernando - 5,5 - Não repetiu o bom desempenho que teve contra a Itália. Cometeu alguns erros de passe e faltou combater mais;

Hernanes - 5,5 - Teve boa movimentação, mas poderia ter arriscado alguns chutes a gol. Ainda está longe daquele Hernanes que nós imaginamos.

Kaká - 6,0 - Discreto no primeiro tempo. Cresceu no segundo tempo, mas Felipão optou pela sua saída.

(Diego Costa) - sem nota. Pouco encostou na bola. Sua presença na seleção é um mistério.

Oscar - 5,5 - Não repetiu a boa atuação que teve contra a Itália. Não conseguiu escapar da forte marcação russa.

(Hulk) - 7,0 - Deu outra cara ao Brasil. Infernizou os adversários pelo lado esquerdo. Participou do gol ao tabelar com Marcelo.

Neymar - 5,0 - Atuação muito fraca. Abusou do individualismo. Uma pena, já que havia ido bem contra a Itália.

Fred - 6,5 -  Apagado até evitar a derrota em lance de puro oportunismo. Fred não perdoa!

Luiz Felipe Scolari - 6,0 - Escalou uma formação melhor em relação ao amistoso contra a Itália, porém a equipe seguiu apresentando problema na criação de jogadas. Poderia ter feito mais substituições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário