domingo, 28 de julho de 2013

Corinthians não engrena no Brasileirão. São Paulo mostra evolução no Majestoso, mas segue em jejum e entra no Z-4

Corinthians e São Paulo fizeram na tarde desse domingo no Pacaembu um clássico com poucas emoções, onde sobrou dedicação e faltou inspiração. O empate sem gols acabou sendo justo.

O resultado foi pior para o Tricolor, que terminou a 9ª rodada do Campeonato Brasileiro na zona do rebaixamento (18º lugar) e chegou ao 12º jogo seguido sem vitória (contando amistoso, Recopa e Brasileirão). O Corinthians subiu para a 11ª colocação, porém seguiu sem engrenar na competição e ficou sete pontos atrás do líder Cruzeiro.

Rubens Chiri/saopaulofc.net

O Timão entrou em campo sem novidades. Tite repetiu a mesma formação que venceu o rival há cerca de 10 dias na final da Recopa Sul-Americana. Já o São Paulo teve muitas mudanças. O lateral-esquerdo Reinaldo e o volante Fabrício foram as surpresas de Autuori nas vagas do zagueiro Lúcio e do meia Paulo Henrique Ganso. Ademilson substituiu o lesionado Luis Fabiano.

Em melhor momento que o rival, o Corinthians deu a impressão nos primeiros minutos que não teria muitas dificuldades para abrir o placar. O time marcou sob pressão a saída de bola adversária e aos 3 minutos teve duas boas chances com Guilherme em finalização defendida por Rogério Ceni e com Gil, que mandou cabeçada por cima do travessão.

A partir dos 10 minutos, o Corinthians perdeu o ímpeto ofensivo e o São Paulo foi se acertando na marcação. O volante Fabrício dominou o meio de campo com bons desarmes.

No primeiro tempo, ficou claro que o Tricolor jogou como time pequeno. Abusou da forte marcação e tentou sem sucesso explorar contragolpes. O goleiro corintiano Cássio não sujou o uniforme. Ficou claro que o maior objetivo são paulino era não sofrer a sexta derrota seguida do Nacional;

O Corinthians só voltou a chegar com perigo no ataque aos 26 minutos. Edenilson foi à linha de fundo e cruzou para Romarinho, que bateu cruzado para fora. E foi só até o intervalo.

O São Paulo voltou agressivo no segundo tempo e quase saiu na frente aos 10 minutos em finalização de Ademilson. Cássio espalmou. Os visitantes tiveram ligeiro domínio da posse de bola nos minutos iniciais da etapa complementar.

O Corinthians mostrou uma certa apatia e só voltou a crescer no clássico após as entradas de Renato Augusto e Alexandre Pato, ambas aos 17 minutos. O atacante teve a melhor chance corintiana quatro minutos depois da sair do banco de reservas. Pato recebeu linda assistência de Guilherme e livre de marcação bateu para fora para desespero dos mais de 30 mil alvinegros presentes no Pacaembu. O ex-jogador do Milan voltou a desperdiçar uma boa chance aos 34 minutos, quando recebeu cruzamento de Romarinho e cabeceou para fora.

Nos minutos finais, o Timão intensificou a pressão em busca da vitória, mas parou na forte marcação são paulina. O primeiro ponto conquistado após cinco derrotas seguidas no Brasileirão fez alguns são paulinos comemorarem.

Curtinhas

*** Os visitantes mostraram evolução tática e maior comprometimento em tirar o time da incômoda situação na tabela.  O São Paulo volta a campo pelo Campeonato Brasileiro somente no dia 10 de agosto contra a Portuguesa, no Canindé. Antes disso o grupo são paulino realizará uma série de amistosos por Alemanha e Portugal e na sequência embarcará ao Japão para disputar a final da Copa Suruga.

*** O Corinthians segue sem engrenar no Campeonato Brasileiro. O maior desafio de Tite será motivar seus jogadores após tantas conquistas nos últimos meses (Mundial de Clubes, Campeonato Paulista e Recopa Sul-Americana). O treinador corintiano não vai admitir, mas há uma clara desmotivação entre os seus atletas. O Corinthians tem tido raros lampejos de bom futebol em 2013. Falta aquela intensidade, a principal marca da temporada passada.

*** Terminar o Brasileirão fora do G-4 seria decepcionante para um grupo tão qualificado como o Corinthians.



Nenhum comentário:

Postar um comentário