quinta-feira, 11 de julho de 2013

Novo técnico do São Paulo terá muito trabalho para reabilitar a equipe

O São Paulo oficializou na tarde dessa quinta-feira a contratação do técnico Paulo Autuori, velho conhecido dos são paulinos. Em 2005, ele levou o clube aos títulos da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes.




Considero Autuori um bom substituto para Ney Franco, demitido na semana passada após derrota para o Corinthians. Trata-se de um profissional competente e avesso às polêmicas. No entanto a sua segunda passagem não deve ser das mais fáceis. Ao contrário de 2005, o São Paulo vive momento conturbado e de 2009 para cá trocou seis vezes de treinador. Os títulos diminuíram. Nesse período veio apenas a Copa Sul-Americana em 2012.

O São Paulo imprimiu um recorde negativo. Com Ney Franco e o interino Milton Cruz, perdeu as últimas quatro partidas no Morumbi, algo que jamais tinha acontecido.

No revés de quarta-feira contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, a equipe voltou a mostrar vulnerabilidade na defesa e fraco poder de fogo no ataque.

Uma das maiores missões de Autuori será acertar o sistema defensivo são paulino. O veterano zagueiro Lúcio e Rhodolfo não vivem boa fase e estão com dificuldade imensa em neutralizar a jogada aérea adversária. Os laterais também pouco estão ajudando na marcação.

Falta pegada no meio de campo. Wellington e Denilson não estão conseguindo reeditar as boas atuações da reta final de 2012. Fabrício, afastado por Ney Franco, foi reintegrado ao elenco profissional após pedido do novo comandante. O volante pode mudar a cara do meio de campo se não voltar a conviver com tantas lesões.

O meia Paulo Henrique Ganso, maior contratação da história do São Paulo, ainda não mostrou a que veio e nos últimos jogos sob o comando interino de Milton Cruz perdeu a titularidade para o atacante Aloísio, o único que tem se salvado na mediocridade são paulina. Autuori será capaz de motivar o ex-jogador santista?

O setor ofensivo é outro problema. Desde que sofreu uma lesão no ombro em partida contra o Corinthians pela semifinal do Paulistão, o atacante Osvaldo nunca mais foi o mesmo. Ele perdeu o brilho do início do ano e já tem sido contestado pela torcida. O centroavante Luis Fabiano ainda  não conseguiu balançar as redes nos três jogos pós-recesso. E para piorar voltou a prejudicar o time com uma expulsão tola contra o Bahia.

Paulo Autuori terá muito trabalho para reabilitar a equipe, que na próxima quarta-feira tem uma decisão pela frente. Pega nada mais nada menos do que o rival Corinthians, no Pacaembu, pela final da Recopa Sul-Americana. Só a vitória interessa ao Tricolor, que perdeu a ida no Morumbi por 2 a 1. Triunfo por dois ou mais gols de diferença dá o título ao São Paulo, o que certamente daria muito mais tranquilidade para o novo treinador desenvolver a sua filosofia de trabalho..



Nenhum comentário:

Postar um comentário