domingo, 7 de julho de 2013

Intervalo de quase um mês sem jogos fez bem ao Corinthians. Time deve crescer ainda mais na sequência do Brasileirão

Nos últimos jogos antes do recesso para a Copa das Confederações, o Corinthians havia demonstrado queda na parte técnica e no preparo físico, o que acabou refletindo num fraco início de Campeonato Brasileiro. Nas cinco primeiras rodadas tinha somado apenas uma vitória, três empates e uma derrota.

Desde que retornou aos gramados após um longo tempo para treinamentos, o Timão obteve duas vitórias consecutivas. Na última quarta-feira, com muita propriedade, o alvinegro derrotou o arquirrival São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, na primeira decisão da Recopa Sul-Americana. A equipe voltou a mostrar solidez defensiva e poder de fogo no ataque.

Na retomada do Campeonato Brasileiro, nesse domingo, os comandados de Tite conquistaram a primeira vitória longe dos seus domínios: 2 a 0 sobre o Bahia, na moderna Arena Fonte Nova. O time, agora na 7ª colocação, apresentou um bom futebol e não teve muitos problemas diante de um adversário fragilizado, que deve lutar apenas pela permanência na elite do futebol brasileiro.



Até o contestado Alexandre Pato desencantou. O atacante quebrou um longo jejum de 10 partidas sem marcar. Anotou os dois gols da vitória. O último deles aproveitando rebote e enchendo o pé sem chances de defesa para Marcelo Lomba. Ficou nítido que o jogador ganhou mais confiança. Talvez tenha feito a sua melhor exibição com a camisa corintiana.

Guilherme, substituto de Paulinho, negociado com o Tottenham, também se destacou com bom futebol. O volante fez vários desarmes e deu belo lançamento para Alexandre Pato marcar o primeiro gol. A tendência é que cresça ainda mais no decorrer do Campeonato. Ele não pode ser cobrado para desenvolver o mesmo futebol do ex-companheiro. Guilherme possui características distintas de Paulinho. O antigo camisa 8 é insubstituível. Não vejo no futebol brasileiro nenhum outro jogador que marque com eficiência e que vá ao com muita qualidade.

O atacante Romarinho, em boa forma física, foi muito importante taticamente diante dos baianos. Levou muito perigo no ataque e voltou para ajudar na marcação, algo que não havia feito em jogos anteriores pelo Brasileirão.

Nem tudo são flores para o Timão

As notas tristes das últimas duas partidas foram as lesões dos meias Danilo, Douglas e Renato Augusto. Os dois primeiros deixaram o gramado do Morumbi respectivamente com uma torção no joelho esquerdo (três semanas de recuperação) e entorse no tornozelo (quatro semanas de recuperação). Contra o Bahia, o azarado Renato Augusto recebeu cotovelada involuntária de Souza, fraturou um dos ossos da face e já foi operado com sucesso em São Paulo. O tempo afastado dos gramados pode chegar a três semanas. Felizmente a lesão não foi tão grave como se pensava.

Com os problemas médicos, o Corinthians terá apenas um meia disponível para a próxima partida contra o Atlético-MG, no próximo domingo, no Pacaembu: Ibson. Creio que a diretoria precisará urgentemente correr atrás da contratação de pelo menos um reforço para a posição.



Nenhum comentário:

Postar um comentário