quarta-feira, 10 de julho de 2013

São Victor volta a brilhar e Atlético-MG chega à inédita final da Copa Libertadores. Galo jogou demais e mereceu a classificação

Atlético-MG e Newell's Old Boys protagonizaram na Arena Independência, em Belo Horizonte, uma das semifinais mais emocionantes da história da Copa Libertadores. O Galo, que havia perdido o primeiro jogo por 2 a 0, em Rosário, na Argentina, devolveu o placar e levou à decisão aos pênaltis.

O goleiro Victor, que tinha brilhado nas quartas de final defendendo uma cobrança de pênalti contra o Tijuana nos minutos finais, voltou a ser herói contra o Newell's. Na última cobrança, ele espalmou chute do veterano Maxi Rodriguez e colocou o Atlético-MG pela primeira vez numa final de Copa Libertadores.


crédito foto: AP


Na próxima quarta-feira, o Atlético-MG  iniciará a decisão contra o Olimpia, em Assunção, no Paraguai. A volta acontecerá na semana seguinte, no Mineirão.

O jogo

Assim como nos jogos da fase de grupos dentro de sua casa, o Atlético iniciou a partida exercendo forte marcação na saída de bola rival. Talvez nem o mais otimista torcedor atleticano esperava que o time fosse sair em vantagem logo aos 3 minutos. Ronaldinho Gaúcho enfiou para Bernard. O jovem jogador ganhou de Heinze na corrida e tocou entre as pernas do goleiro Guzmán.

O gol deu mais confiança ao Atlético, que poderia ter ido para o intervalo com uma vitória mais elástica. Bernard estava em noite endiabrada. Entortava os zagueiros do Newell's com lances de pura genialidade. Diego Tardelli era incansável. Ia para o ataque e voltava para ajudar na marcação. Pierre dominava o meio de campo. Levava a torcida à loucura a cada desarme. Embora tenha dado bela assistência para Bernard, Ronaldinho Gaúcho destoava dos outros companheiros, errando muitos passes. O meia também não teve bom aproveitamento em jogadas de bola parada.

Bernard ainda quase marcou o seu segundo gol, porém o arqueiro argentino fez grande defesa. Pouco antes do final da primeira etapa, Jô foi agarrado dentro da área e o árbitro Roberto Silvera não marcou a penalidade para desespero dos brasileiros. Bernard reclamou com Silvera e levou amarelo, que o deixará de fora da primeira decisão contra o Olimpia. Uma grande perda.

O Newell's, que pouco ameaçou nos primeiros 45 minutos, voltou melhor na etapa final. A equipe do técnico Gerardo Martino adiantou a marcação e deu alguns sustos nos atleticanos. Por outro lado, o Atlético teve muitas dificuldades em penetrar na defesa rival. Como o resultado ainda não interessava, Cuca deixou a sua equipe ainda mais ofensiva. Sacou o volante Pierre para a entrada do meia-atacante Luan.

Pouco tempo depois da substituição, alguns refletores do estádio se apagaram e a partida foi interrompida por 11 minutos. A paralisação fez bem ao Galo. Cuca realizou as suas últimas duas substituições. Saíram Bernard e Diego Tardelli para as entradas de Alecsandro e Guilherme. As alterações surtiram o efeito desejado.  Aos 50, Guilherme pegou bola mal rebatida por Mateo e colocou no canto esquerdo de Guzmán.

O segundo gol levou a decisão aos pênaltis, onde o Galo também levou a melhor vencendo por 3 a 2, com gols de Alecsandro, Guilherme e Ronaldinho Gaúcho.

Que venha o Olimpia, tricampeão da Copa Libertadores! O Galo está pronto para entrar na galeria dos campeões sul-americanos. Boto fé nos comandados de Cuca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário