domingo, 8 de setembro de 2013

Algumas considerações sobre o fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2013

*** O Cruzeiro mostrou que é o grande favorito ao título e tem tudo para quebrar a hegemonia entre paulistas e cariocas, que dura desde 2004. Líder isolada e com 42 gols, a Raposa teve o melhor ataque da história do primeiro turno desde a adoção do sistema por pontos corridos em 2003. Belo trabalho de Marcelo Oliveira, que faz parte da nova geração de técnicos brasileiros. Dos seis primeiros colocados, os mineiros são os únicos que não dividirão as atenções do Campeonato Brasileiro com outra competição.

*** O cruzeirense Éverton Ribeiro é até o momento o grande craque do Brasileirão. Além de ser o principal garçom da equipe, o meia fez três gols.

crédito foto: Washington Alves/Vipcomm


*** Há de ser destacada a boa campanha do Botafogo (2º colocado), que desde a 2ª rodada não se desgrudou do pelotão de elite. Na reta final do primeiro turno sofreu uma pequena oscilação devido a saída de Vitinho, que vinha fazendo a diferença no ataque. No final de agosto, o garoto foi negociado com o russo CSKA. As esperanças botafoguenses estão começando a ser depositadas em outro jovem: Hyuri, que veio das categorias de base do Audax Rio. Fogão segue firme na briga pelo título. 

*** É bom lembrar que os jogadores do Botafogo estão convivendo com constantes atrasos de salários. Mesmo assim, o rendimento do time não foi afetado.

*** Os rivais Grêmio (3º) e Internacional (6º) cresceram na reta final e provaram que podem almejar coisa boa no campeonato. 

*** O Atlético-PR (4º colocado) foi a grata surpresa do primeiro turno. Iniciou muito mal a competição, chegando a ocupar a penúltima colocação na tabela. Desde a chegada do técnico Vágner Mancini na 8ª rodada, o Furacão obteve uma reação impressionante e não perdeu mais. Destaque para o artilheiro Éderson com 13 gols. Penso que o Furacão não brigará pela taça. E dificilmente vai ter fôlego para aguentar a reta final.

*** Fiquei desapontado com o Corinthians (5º colocado) nas 19 primeiras rodadas. A campanha está longe de ser ruim, mas esperava que o Timão, de Tite fosse obter melhores resultados e consequentemente aparecer com mais frequência no G-4. Em apenas duas rodadas, a equipe figurou entre os quatro primeiros. Antes do início da competição, coloquei o alvinegro como o maior favorito ao título pelo forte elenco que possui. Está 10 pontos atrás do líder Cruzeiro, diferença que muito provavelmente não será tirada. No returno, o Timão enfim mostrará seu cartão de visitas na competição? Acho difícil. Se não acordarem, os comandados de Tite correm sérios riscos de nem carimbar passaporte para a Copa Libertadores 2014, o que seria um desastre no Parque São Jorge.

*** O Coritiba teve um início de campeonato muito bom, porém caiu de rendimento com a lesão muscular do meia Alex, o único craque do time. Recuperado do problema, ele fez os dois gols da última vitória sobre o São Paulo. Com o veterano em campo, o Coxa (7º colocado) pode sonhar com uma vaga na Copa Libertadores. 

*** De volta à primeira divisão, o Goiás (8º) realizou um bom primeiro turno. O gordinho Walter foi o grande destaque com vários golaços. Énderson Moreira é mais um técnico da nova geração que merece receber elogios por montar um time interessante mesmo tendo elenco modesto.

*** Os rivais Vitória (12º) e Bahia (13º) até que tiveram bons momentos no primeiro turno, mas perderam o fôlego na reta final. Com times modestos devem se preocupar apenas em não cair para a série B.

*** Após um início ruim de campeonato, o Santos, aos poucos, vai se recuperando na tabela mesmo sem jogar um futebol de alto nível. O técnico Claudinei Oliveira cada vez mais dá espaço aos garotos Leandrinho, Allan Santos, Gabriel, Pedro Castro. O Peixe, que tem dois jogos a menos que a maioria dos concorrentes, deve brigar apenas por uma posição intermediária no final do campeonato.

*** O São Paulo foi a maior decepção e terminou a primeira metade do Brasileirão na zona do rebaixamento. Antes da rodada inaugural em maio, apostava que o Tricolor fosse brigar pelo G-4. No entanto fui surpreendido com os maus resultados. O Tricolor tem uma árdua missão contra um inédito rebaixamento. Até o ídolo Rogério Ceni foi contaminado pelo vírus da incompetência. Perdeu dois pênaltis seguidos. A grave crise política do clube acaba respingando no futebol. Tudo indica que os são paulinos brigarão contra a degola até a reta final.

*** Ponte Preta (19ª) e Portuguesa (17ª) precisam se ligar para não chorarem o rebaixamento à série B. A Lusa até que vem jogando bem, mas não obtém uma sequência de bons resultados e tem sido muito prejudicada pela arbitragem. A Ponte já teve três técnicos diferentes e pelo visto não vai escapar da degola. Que fase do futebol paulista!

*** É bom o Atlético-MG desligar os botões da inédita conquista da Copa Libertadores e começar a priorizar o Campeonato Brasileiro. O time fez um primeiro turno muito ruim e ficou apenas uma posição a frente do Z-4. A reação deve começar o mais rápido possível para o Galo se dedicar com mais tranquilidade na preparação para o Mundial de Clubes, em dezembro.

*** O Flamengo trocou uma vez de técnico. Jorginho deu lugar a Mano Menezes logo nas primeiras rodadas da competição. No entanto a mudança não surtiu o efeito e o rubro-negro acumulou sucessivos tropeços, que refletiram na tabela (15ª colocação). O volante Elias foi um dos poucos jogadores a ter boas atuações. Infelizmente a realidade flamenguista será lutar contra a queda à série B. Falta qualidade ao elenco.

*** Assim como o rival Flamengo, o Vasco trocou de técnico no início. Paulo Autuori saiu após uma sequência de maus resultados e Dorival Júnior assumiu. O time evoluiu tecnicamente. Jovens valores como Marlone e Willie ganharam espaço e estão ajudando o Gigante da Colina a deixar as últimas posições para trás.

*** Atual campeão brasileiro, o Fluminense (14º) teve um desempenho muito ruim. Trocou o técnico Abel Braga por Vanderlei Luxemburgo, porém jamais conseguiu deixar a posição intermediária na tabela. O centroavante Fred, a grande esperança de gols do Tricolor Carioca, não vinha bem e sofreu uma grave lesão muscular, que o deve tirar dos gramados até o final da temporada. As perspetivas não são nada boas para a segunda metade do campeonato.

*** O Náutico é o primeiro virtual rebaixado. O Timbu somou apenas 9 pontos e terminou a 19ª rodada, 13 pontos atrás do Atlético-MG, primeiro clube fora do Z-4. Alguém ainda acredita no milagre da sobrevivência na elite? Eu não. Os pernambucanos tiveram dois técnicos dispensados (Silas e Zé Teodoro) e um que pediu as contas (Jorginho Cantinflas). O auxiliar Levi Gomes foi efetivado até o final da temporada. 

*** Para encerrar, eis a minha seleção do Brasileirão após o primeiro turno: Jefferson (Botafogo); Mayke (Cruzeiro), Gil (Corinthians), Bruno Rodrigo (Cruzeiro) e Alex Telles (Grêmio); Nilton (Cruzeiro), Elias (Flamengo), Alex (Coritiba) e Éverton Ribeiro (Cruzeiro); Vitinho (Botafogo) e Éderson (Atlético-PR). Técnico: Vágner Mancini (Atlético-PR)

*** Revelação: Vitinho (Botafogo) * negociado com o CSKA

*** Craque: Éverton Ribeiro (Cruzeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário