domingo, 29 de setembro de 2013

O que acontece com o futebol mais rico do Brasil?

O rico futebol paulista anda mal das pernas no Campeonato Brasileiro. E pela primeira vez depois de 15 anos, o estado de São Paulo pode ficar sem nenhum representante na Copa Libertadores de 2014, algo que não acontece desde a edição de 1998.

O melhor paulista é o Santos, que ocupa a modesta nona colocação na tabela e tem alternado altos e baixos no campeonato. O Peixe está oito pontos atrás do Atlético-PR e precisaria de uma reação impressionante na reta final para carimbar passaporte no torneio sul-americano. Falta qualidade e uma dose de sorte para o alvinegro da Vila Belmiro sonhar com vôos mais altos.

Dona de um dos menores orçamentos da primeira divisão, a Portuguesa, que figurou na zona do rebaixamento na maior parte do primeiro turno, tem reagido muito bem no returno e vem de três vitórias seguidas, a última delas sobre o poderoso Corinthians, onde enfiou impiedosos 4 a 0, com três gols do artilheiro Gilberto. Os bons resultados deixaram a Lusa mais longe do Z-4, mas a equipe não terá fôlego e qualidade técnica para brigar pelo G-4.

O Corinthians, apontado por muitos como favorito ao título no início do campeonato, não para de descer a ladeira. A equipe não vence a sete jogos e na última rodada foi humilhada pela Portuguesa, caindo para a 13ª colocação. Hoje, o Timão está mais próximo da zona do rebaixamento (apenas seis pontos a frente) do que do G-4 (10 pontos atrás), o que é decepcionante para um clube que investiu em reforços milionários no início do ano. Só a contratação de Alexandre Pato consumiu 40 milhões de reais dos cofres corintianos. E o ex-milanês vai muito mal em campo. Nas últimas partidas virou reserva.

                                 foto: Daniel Augusto Jr/ Agência Corinthians

Pato não é o único culpado pela crise corintiana. Seus companheiros de ataque vão muito mal. Emerson Sheik, Romarinho e Guerrero também são responsáveis pelo fato de o time ter marcado apenas um gol nos últimos sete jogos.

Mesmo com um elenco recheado de estrelas como Rogério Ceni, Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano, o São Paulo ainda segue brigando contra a degola. O Tricolor até que respirou um pouco no returno com três vitórias seguidas, porém perdeu nas últimas duas rodadas e voltou a ficar colado no Z-4. Hoje está apenas dois pontos a frente do Criciúma, 17º colocado. É verdade que faltou sorte aos são paulinos nos tropeços contra Goiás e Grêmio. Contra os goianos, o time foi castigado com a derrota no último minuto. Diante dos gaúchos, no Morumbi, o São Paulo dominou a partida, porém falhou nas conclusões e recebeu um novo castigo nos últimos minutos. E os anfitriões foram prejudicados pela arbitragem, que não viu o atacante Kléber colocar o braço na bola dentro da área.

Embora tenha vencido dois dos seus últimos três compromissos, a Ponte Preta não conseguiu largar a zona do rebaixamento e se encontra a cinco pontos do São Paulo, o primeiro time fora do Z-4. Com 15 jogos ainda em disputa, dá para dizer que a Macaca vai brigar apenas contra a queda à série B do Campeonato Brasileiro.

Na série B, o gigante Palmeiras vai muito bem e sacramentará o retorno à elite nas próximas rodadas. O torcedor alviverde, por incrível que pareça, é o único paulista que tem motivos para sorrir...

***Observação: Corinthians, São Paulo e Ponte Preta podem obter vaga na Copa Libertadores via outras competições. O Timão disputa as quartas de final Copa do Brasil. Tricolor e Macaca estão nas quartas de final da Copa Sul-Americana. Os vencedores das duas competições garantem vaga no tão cobiçado torneio sul-americano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário