segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Dois pesos e duas medidas

O meia palmeirense Valdivia foi punido pelo STJD com dois jogos de suspensão por ter forçado o cartão amarelo diante do Paraná, no dia 10 de agosto, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Naquela ocasião, ele estava pendurado, e cumpriu suspensão automática diante do Joinville. De qualquer forma não encararia os catarinenses devido a disputa de amistoso pela Seleção Chilena.



O Mago foi enquadrado no artigo 258 do Código de Justiça Desportiva (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva).

Sinceramente não entendi a decisão do STJD, que nos últimos anos tem usado dois pesos e duas medidas nos julgamentos. Em 2011, os então flamenguistas Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho foram enquadrados no mesmo artigo, porém passaram impunes pelos auditores. Clique aqui para relembrar o fato.

O corintiano Paulinho forçou o cartão amarelo diante do Coritiba, no último Campeonato Brasileiro e nem foi denunciado pelo procurador. O próprio técnico Tite admitiu que pediu para o volante levar o terceiro cartão amarelo.

Está mais do que claro que Valdivia não foi o primeiro e nem será o último jogador brasileiro a forçar um cartão amarelo. Todos que usam desse artifício que fere à ética desportiva deveriam ser punidos. Por que apenas o palmeirense pagou o pato?

***O estrago não será grande ao Palmeiras, pois Valdivia de qualquer forma ficaria de fora dos três próximos jogos devido a nova convocação para a Seleção Chilena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário