quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ronaldinho Gaúcho perde pênalti e Brasil é derrotado na reestreia de Felipão

O técnico Luis Felipe Scolari reestreou com o pé esquerdo a frente da Seleção Brasileira. A equipe não resistiu à força da Inglaterra, no estádio Wembley e perdeu por 2 a 1 no primeiro amistoso de 2013. Não consegui enxergar nenhuma diferença em relação ao grupo comandado por Mano Menezes até a temporada passada.


Dona da casa, a Inglaterra mostrou consistência defensiva e em boa parte do amistoso atuou de maneira ofensiva, apostando no quarteto Wilshere, Walcott, Rooney e Welbeck. Por outro lado, o Brasil não teve criatividade no meio de campo. Aposta de Felipão como titular, Ronaldinho Gaúcho fez um primeiro tempo ruim, inclusive desperdiçando pênalti. Como consequência disso, nem retornou para a etapa final. Os volantes Ramires e Paulinho ficaram devendo futebol. Ambos não usaram suas principais características: a chegada ao ataque com qualidade.

O Jogo

O Brasil iniciou bem o amistoso. Chamando a responsabilidade, o meia Oscar criou uma boa oportunidade nos primeiros minutos, mas pegou mal na bola.

Aos 18 minutos, o lance mais polêmico do amistoso. Ronaldinho cruzou e a bola bateu no braço de Wilshire. O árbitro Pedro Proença equivocadamente marcou pênalti. Ronaldinho cobrou e Hart defendeu. No rebote, o meia chutou para nova defesa do arqueiro. A Seleção Brasileira sentiu a penalidade perdida e viu os ingleses pressionarem no ataque. Aos 20 minutos, o bom meia Wilshere deixou Welbeck na cara do gol, mas o atacante finalizou para fora. O gol inglês não demorou a sair. Aos 25 minutos, Wilshere enfiou para Walcott. O atacante chutou para grande defesa de Júlio César, mas no rebote Rooney não perdoou.

O Brasil teve chance clara para empatar ainda no primeiro tempo. Oscar fez bela jogada pelo lado direito e cruzou para Neymar, que chegou de carrinho e chutou longe.

Na volta do intervalo, Felipão fez três alterações. Trocou Ramires, Ronaldinho Gaúcho e Luis Fabiano por Arouca, Lucas e Fred. As mudanças surtiram efeito pelo menos no início. Com apenas dois minutos, Lucas desarmou Cahill e rolou para Fred deixar tudo igual. A zaga inglesa, muito bem na etapa inicial, sofreu um apagão e por muito pouco não cedeu a virada aos 4 minutos. Fred bateu no travessão. Aos poucos, a Inglaterra foi retomando as rédeas da partida. Júlio César fez milagre em cabeçada à queima roupa de Cahill. Na sequência fez mais uma grande defesa em chute de Welbeck, porém não conseguiu evitar o desempate. Aos 14 minutos, Arouca afastou mal a bola e Rooney deu leve toque para Lampard bater com categoria e marcar o segundo gol.

O amistoso teve uma queda de ritmo nos minutos finais. Com mais posse de bola, o Brasil não conseguiu furar a forte marcação inglesa.

NOTAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Júlio César - 7,5 - O melhor brasileiro em campo com quatro defesas importantes. Uma pena não ter conseguido evitar os dois gols. Quebrei minha cara com Júlio, que voltou muito bem!

Daniel Alves - 5,0 - Discreto no apoio. Há tempos não consegue atuar bem nem pelo Barcelona e muito menos pela Seleção. A falta de concorrência o ajuda a permanecer como titular.

David Luiz - 6,0 - Não comprometeu. No entanto faltou sintonia com o novo parceiro Dante;

(Miranda) - Sem nota - pouco tempo em campo

Dante - 5,5 - Estreou sem empolgar. Mostrou falta de entrosamento com os companheiros, algo normal para um novato em convocações

Adriano - 5,5 - Levou um baile de Walcott. Não conseguiu apoiar o ataque com qualidade.

(Filipe Luís) - Sem nota - Pouco tempo em campo

Ramires - 5,0 - Decepção. Como primeiro volante, deixou muitos espaços no meio de campo e não apareceu no ataque.

(Arouca) - 4,0 - Cometeu um erro fatal ao afastar mal a bola no lance que originou o gol da vitória inglesa.

Paulinho - 5,5 - Outro que ficou devendo futebol. Não apareceu como elemento surpresa na frente

(Jean) - 6,0 - Fez o que Ramires e Paulinho não fizeram. Apareceu no ataque, porém sem sucesso;

Oscar - 7,0 - O melhor do meio de campo. Chamou a responsabilidade com boas enfiadas de bola aos atacantes.

Ronaldinho Gaúcho - 4,0 - Muito mal em sua 100ª partida com a Seleção. Desperdiçou cobrança de pênalti. É sério que ainda tem gente que aposta em Ronaldinho Gaúcho para a Copa de 2014?

(Lucas) - 6,0 - roubou a bola de Cahill no lance que originou o gol brasileiro e depois sumiu do jogo;

Neymar - 5,5 - Mais uma vez não foi bem com a amarelinha. Está longe de ser aquele jogador que encanta no Santos. Perdeu grande oportunidade no primeiro tempo;

Luis Fabiano - 4,5 - Atrapalhou-se em vários lances de ataque e nem voltou para o segundo tempo.

(Fred) - 7,0 - Um gol e bola na trave. Merece ser o titular do ataque nos próximos jogos;


Nenhum comentário:

Postar um comentário