domingo, 10 de junho de 2012

Corinthians e Tite estão brincando nesse início de Brasileirão. Isso pode custar caro no final


Passaram-se quatro rodadas do Campeonato Brasileiro e o atual campeão, o Corinthians somou apenas um ponto, sendo o lanterna. Um rendimento decepcionante. Nesse domingo, contra o Grêmio, no Olímpico, o alvinegro chegou a sua terceira derrota.



O Timão está deixando de lado o campeonato nacional mais equilibrado do mundo e apostando alto na Copa Libertadores em busca do título inédito. Com isso, o técnico Tite já recorreu a formações reservas nas derrotas para o Fluminense e Grêmio. No revés para o Atlético-MG, poupou três titulares. Já no empate contra o Figueirense na última quinta-feira botou em campo força máxima. Com o foco na semifinal da Libertadores contra o Santos, os titulares mostraram pouco comprometimento diante dos catarinenses.

Penso que nesse momento não há motivo para usar somente reservas, pois a equipe ficou  cerca de 10 dias sem jogos oficiais devido a amistosos da seleção brasileira. Os atletas estão descansados. Esse expediente usado no Brasileirão pode afetar a atuação da equipe na Libertadores. Pode faltar padrão de jogo, devido a inatividade de alguns jogadores.

E se o Corinthians não conseguir erguer o caneco da Libertadores? O clube conseguirá se recuperar no Campeonato Brasileiro?

Essa estratégia corintiana é muito arriscada. Os pontos perdidos agora podem fazer falta no fim. Enquanto isso, o Vasco, recuperado da eliminação na Libertadores para esse mesmo Corinthians, somou quatro vitórias e é o líder isolado.

As coisas podem ganhar contornos dramáticos para o Timão, caso a equipe não cumpra o objetivo na Libertadores. Peças fundamentais como o zagueiro Leandro Castan e o volante Paulinho podem deixar o clube rumo a Europa.

Observação: É bom lembrar que na maior parte da primeira fase do Campeonato Paulista, o técnico Tite também recorreu aos reservas. No entanto, o nível técnico do Estadual é muito fraco, tanto que o Corinthians terminou essa fase na liderança, sem se esforçar muito. No Brasileirão não dá para repetir essa façanha, pois há vários clubes estruturados em busca do título por pontos corridos.

Um comentário:

  1. Foi uma lástima, td errado, assim nem na libertadores chegaremos. Falta comprometimento de muitos que estão ali.

    ResponderExcluir