terça-feira, 26 de junho de 2012

La Bombonera, o penúltimo caminho do Timão, rumo ao inédito título da América


Chegou o momento tão esperado pelo corintiano na Copa Libertadores. Na noite dessa quarta-feira (às 21h50, de Brasília), no alçapão de La Bombonera, o Corinthians realiza os primeiros 90 minutos da inédita decisão diante do poderoso Boca Juniors.



Será um grande teste para a equipe que jamais venceu uma Libertadores. O adversário dispensa comentários. Chegou à sua décima decisão e busca o heptacampeonato da competição. Além disso é muito difícil de ser batido dentro de sua casa. Paysandu, em 2003 e o Fluminense na atual edição foram um dos poucos brasileiros a obter a façanha.

A partida final está marcada para a próxima quarta-feira, no Pacaembu. Portanto um bom resultado em Buenos Aires é muito importante para o Timão, pois o Boca costuma dar muito trabalho quando atua fora de casa. Aliás os argentinos já aprontaram contra brasileiros longe dos seus domínios em decisões anteriores. Os xeneizes se sagraram campeões derrotando o Palmeiras (2000, no Morumbi), Santos (2003, no Morumbi) e Grêmio (2007, no Olímpico). O Santos é o único brasileiro a se tornar campeão da Libertadores em cima dos argentinos. Isso aconteceu no longínquo ano de 1963.

Corinthians e Boca Juniors têm times com filosofias semelhantes. Não praticam um futebol vistoso, porém se destacam com a força dos seus conjuntos. Os dois rivais certamente tiveram times melhores que os atuais ao longo da história da Libertadores. O Corinthians de 1999 e 2000, que foi eliminado pelo arquirrival Palmeiras possuía vários craques e um futebol de encher os olhos. O Boca Juniors comandado por Carlos Bianchi nos primeiros anos do século XXI impressionava os torcedores com um futebol de força aliado a técnica.

Marcar em cima o meia Riquelme pode ser o grande trunfo do Corinthians para voltar ao Brasil com um grande resultado. No entanto, os alvinegros em hipótese alguma devem abdicar do ataque. Na semifinal contra o Santos, na Vila Belmiro, o Timão adotou postura ousada no primeiro tempo e foi premiado com a vitória por 1 a 0, resultado que garantiu a classificação. Na volta, no Pacaembu, houve empate em 1 a 1.

Prevejo dois confrontos muito disputados. Dificilmente alguém sairá com uma grande vantagem no primeiro embate. Tenho certeza que os corintianos darão o sangue tanto em La Bombonera como no Pacaembu. Um título pelo Timão os marcará para sempre.

Não vou ficar em cima do muro. Aposto no título corintiano com dois empates suados. No Pacaembu após uma tensa prorrogação, o Corinthians vai levar o título nas penalidades para explosão dos mais de 30 milhões de alvinegros espalhados pelo mundo. Mais sofrido, impossível.

O título inédito, de maneira invicta e em cima do papa títulos Boca Juniors seria sensacional. Espero que acerte o palpite. Vai Corinthians!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário