terça-feira, 28 de agosto de 2012

Corinthians precisa de um zagueiro para não passar sufoco no Mundial e até no Brasileirão


Dias após a inédita conquista do Corinthians na Copa Libertadores, elogiei o início do planejamento corintiano visando o Mundial Interclubes, em dezembro. O Timão havia anunciado as contratações do meia-atacante Martinez, ex-Vélez Sarsfield e o do atacante Guerrero, ex-Hamburgo.

Nas últimas semanas juntou-se ao elenco volante Guilherme, revelação da Portuguesa e possível substituto de Paulinho, que deve ser negociado após o Mundial. No entanto, o planejamento não é perfeito. O Corinthians perdeu o seu melhor zagueiro, Leandro Castán, para a Roma e não fez a reposição à altura. O jovem Marquinhos, de grande potencial, foi emprestado à Roma. Além do titular incontestável Chicão, o Corinthians possui em seu plantel os zagueiros Wallace, Paulo André, Antônio Carlos e Felipe. Desses, Wallace e Paulo André são os mais usados pelo técnico Tite. Wallace tem certas limitações técnicas e nunca agradou à exigente torcida corintiana. Paulo André, que virou titular com a saída de Castán, tem mostrado  muita lentidão. Esse problema ficou evidente nas derrotas para Santos e São Paulo pelo Campeonato Brasileiro. Paulo sofreu para acompanhar as investidas das estrelas Neymar e Lucas. Os jovens Felipe e Antônio Carlos ainda não chamaram atenção pelo bom futebol nas poucas oportunidades dadas pela comissão técnica.

Nos últimos dois jogos, a defesa corintiana levou cinco gols, algo que jamais havia acontecido desde que Tite assumiu o time em outubro de 2010. Para se ter uma ideia, o Corinthians terminou a Copa Libertadores de 2012 com apenas quatro gols sofridos em 14 partidas.



Em 2012, com Leandro Castán em campo até a final da Copa Libertadores no Pacaembu, partida que marcou a despedida do zagueiro, o Corinthians levou 13 gols em 29 jogos. Sem ele, foram 13 jogos e 13 gols sofridos.

Pelo que escutei, dificilmente a diretoria corintiana dificilmente vai investir na contratação de um zagueiro, o que é um risco. A carência de bons jogadores para essa posição pode comprometer a participação da equipe no Mundial de Clubes, em dezembro. Faltam pouco menos de quatro meses para o Corinthians estrear na competição e alguns corintianos já começam a roer as unhas...

2 comentários:

  1. Seria bom um zagueiro ou pelo menos poderiamos ter tentado o castan até o final do ano!!! Mas ta dificil bons zagueiros no mercado.

    ResponderExcluir