domingo, 26 de agosto de 2012

Um balanço do primeiro turno do Campeonato Brasileiro



Final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. A partir dessa quarta-feira, a segunda metade começará a ser escrita. No início de dezembro enfim teremos o desfecho.

O Atlético-MG é forte candidato ao título. Talvez nem o mais torcedor otimista do Galo esperava um primeiro turno espetacular com apenas uma derrota sofrida em 19 rodadas. De quebra, a equipe comandada por Cuca -  com 43 pontos ganhos -  obteve a melhor campanha da história desde o início da era pontos corridos com 20 clubes participantes. Para se ter uma ideia na edição passada do Campeonato Brasileiro, o Atlético somou 45 pontos e escapou da degola nas últimas rodadas. E como Ronaldinho está jogando bola!!



O Fluminense, de Abel Braga, segue na caça ao líder com 42 pontos. Mesmo sem o meia Deco, que se lesionou nas últimas rodadas, o Tricolor Carioca somou pontos importantes e ultrapassou o Vasco, que caiu para a 4ª colocação. O Gigante da Colina sente a saída de jogadores importantes como o lateral Fágner, o volante Rômulo e o meia Diego Souza, que foram negociados com o futebol estrangeiro. Será difícil o Vasco com 35 pontos voltar ameaçar o líder. Creio que o objetivo deve ser lutar por uma das vagas na Copa Libertadores.

Com a vitória sobre o rival internacional no Beira Rio, o Grêmio assumiu a terceira colocação e deu mostras que pode chegar ao título. O treinador Vanderlei Luxemburgo parece ter reencontrado a boa fase.

O São Paulo alternou boas e más apresentações, porém na última rodada do turno bateu o algoz Corinthians, de virada. O resultado deve dar moral aos são paulinos, que assumiram a 5ª colocação e ficaram a quatro pontos do G-4. Creio que o Tricolor não vai brigar pelo título e deve se concentrar na vaga à Copa Libertadores. Desde 2010, a equipe não participa do torneio sulamericano.

Internacional, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Santos estão muito longe da ponta, mas têm chances de carimbar uma vaga na Copa Libertadores de 2013. Desses, o Santos (10º) é o que possui o melhor time.  No entanto pode pesar a ausência de Neymar, que jogará amistosos pela seleção brasileira. Sem ele, o Peixe vira um time comum.

O Corinthians deve terminar o campeonato em posição intermediária. Já classificado para a Libertadores, com chances remotas de título e rebaixamento, o Timão deve usar a sequência de partidas como preparação para o Mundial Interclubes em dezembro.

Na ponta de baixo da tabela, acredito que Ponte Preta, Portuguesa, Coritiba, Bahia, Palmeiras, Atlético-GO, Sport e Figueirense terão como missão escapar do rebaixamento.

Um resumo do turno inicial!

Surpresa do campeonato: Atlético-MG

Decepção: Embora tenha vencido as últimas três rodadas, o Santos, de Neymar e cia não fez um bom primeiro turno, ocupando a modesta 10ª colocação. A equipe pagou o preço por concentrar suas forças na Copa Libertadores, quando o Brasileirão estava em andamento e sofreu com a ausência do astro Neymar, que defendeu a seleção brasileira em amistosos e nos Jogos Olímpicos de Londres.

Craque do momento: Ronaldinho Gaúcho. O meia está calando a minha boca com uma sequência de bons jogos. O jogador tem comandado o líder Atlético com assistências e gols. Contra o Cruzeiro, marcou um gol de placa, lembrando o auge de sua carreira pelo Barcelona.

Revelação: Romarinho, do Corinthians. Chegou com o campeonato em andamento e já anotou três golaços. O jovem, ex-Bragantino, não se assustou com a pressão de um grande clube e mostrou que tem bom potencial

Seleção do primeiro turno: Diego Cavalieri (Fluminense); Marcos Rocha (Atlético-MG), Réver (Atlético-MG), Leandro Euzébio (Fluminense) e Márcio Azevedo (Botafogo); Fernando (Grêmio), Paulinho (Corinthians), Juninho Pernambucano (Vasco) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG);  Fred (Fluminense) e Alecsandro (Vasco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário