segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Minha visão sobre a participação brasileira nas Olimpíadas


Vou quebrar o protocolo desse blog futebolístico e falar um pouco da campanha brasileira nas Olimpíadas de Londres.

Confesso que esperava mais de nossos atletas. Até o momento conquistamos poucas medalhas, sendo duas de ouro com a judoca Sarah Menezes e o ginasta Arthur Zanetti (foto). Esse último entrou para a história da ginástica artística ao ser tornar o primeiro brasileiro a faturar uma medalha olímpica. Na final das argolas, desbancou um atleta da China, que recebe muito mais incentivos para praticar o esporte.



Tivemos algumas decepções, a principal delas, a participação de Fabiana Murer, no salto com vara. Pasmem!  A atleta desistiu de completar a prova com medo que os fortes ventos londrinos colocassem em risco sua integridade física. Quem quer se campeão e cravar seu nome na história olímpica, precisa superar desafios. Não foi o caso de Murer.

Fiquei decepcionado e frustrado com o nadador César Cielo, que não confirmou o favoritismo nos 50 metros livres e ficou apenas com o bronze, não repetindo o desempenho de Pequim 2008, quando levou o ouro inédito para a nossa natação. O pior foi a sua justificativa. Cielo culpou o cansaço e mostrou se arrependido por ter nadado a prova dos 100 metros livres, que não é a sua especialidade. Ora bolas, o multicampeão Michael Phelps participou de muitas provas e voltou para os Estados Unidos como o maior atleta olímpico da história. Só em Londres conquistou quatro medalhas de ouro e duas de prata. 

Com essas palavras, Cielo subestimou a participação dos adversários que ficaram à sua frente nos 50 metros. Faltou humildade ao brasileiro. O mesmo que disse sobre Murer vale para  Cielo. Quem quer ser gênio do esporte, precisa superar adversidades.

Quero deixar o final para destacar a participação brasileira no boxe. Esquiva Falcão e Adriana Araújo já garantiram no mínimo a medalha de bronze. É o melhor desempenho da história desse esporte, que não tem nenhum apoio do governo brasileiro.

Espero que voltemos a ter alegrias até domingo, quando será encerrada mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Aposto que levaremos pelo menos mais duas medalhas de ouro – uma no futebol masculino e outra no vôlei de praia feminino. Pra frente, Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário