sexta-feira, 25 de maio de 2012

Análise dos semifinalistas da Copa do Brasil

Não tivemos surpresas quanto aos semifinalistas da Copa do Brasil. Os favoritos São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Coritiba passaram respectivamente por Atlético-PR, Goiás, Bahia e Coritiba e seguem na briga pelo título.


São Paulo x Coritiba farão uma das semifinais. Vejo um ligeiro favoritismo do Tricolor Paulista, que possui jogadores com maior capacidade técnica para decidir os dois jogos. O que pode atrapalhar os são paulinos é a crise entre o treinador Emerson Leão e a diretoria. As feridas ainda não foram cicatrizadas após o estranho episódio do afastamento do zagueiro Paulo Miranda, que não teve o aval do treinador. 

O Coritiba não tem um time tão forte quanto o da temporada passada, que foi vice-campeão perdendo a decisão para o Vasco da Gama. Mesmo assim manteve uma boa parte daquela base e goleou o Vitória por 4 a 1 no último jogo. É uma equipe muito difícil de ser batida no Couto Pereira.

Ida: 13 ou 14/06, no Morumbi
Volta: 20 ou 21/06, no Couto Pereira

Palmeiras x Grêmio completam a semi e reeditam confrontos decisivos da década de 90. Os dois tradicionais clubes já se encontraram em três edições de mata-mata na história do torneio. O Grêmio levou a melhor em 1993 (semifinal) e 1995 (oitavas de final). O Palmeiras triunfou na semifinal de 1996. O curioso é que nos confrontos de 1996, Vanderlei Luxemburgo dirigia o Palmeiras e Luis Felipe Scolari, o Grêmio. Atualmente acontece o inverso.


Não vejo favoritismo nesse confronto. Ambos clubes entrarão em campo pressionados pelo jejum de títulos nacionais. O Verdão não vence um título nacional desde 2000, quando levou a já extinta Copa dos Campeões. O jejum gremista não é tão menor assim. Última conquista em âmbito nacional aconteceu na Copa do Brasil de 2001. ***

Ida: 13 ou 14/06, no estádio Olímpico
Volta: 20 ou 21/06, Local a confirmar


***Observação: Não considerei os títulos da série B do Campeonato Brasileiro de 2003 e 2005 vencidos respectivamente por Palmeiras e Grêmio. São campeonatos de pouca expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário