domingo, 27 de maio de 2012

Grandes paulistas decepcionam nesse início de Brasileirão: apenas uma vitória em oito jogos!

É verdade que o Campeonato Brasileiro está apenas no início, mas chama a atenção de forma negativa o aproveitamento dos grandes clubes paulistas nas duas primeiras rodadas.

Apenas o São Paulo sentiu o gostinho da vitória. E ela veio nesse domingo sobre o Bahia (1 a 0), no Morumbi – gol de Luis Fabiano. Na primeira rodada, a equipe havia ido mal contra o Botafogo – derrota por 4 a 2, no Engenhão.

O Palmeiras, o patinho feio dos paulistas, estreou em casa com empate sobre a Portuguesa e no último domingo sofreu revés para o Grêmio, no Olímpico. O Verdão está longe de ser confiável e dificilmente brigará pelas primeiras colocações. Falta um elenco qualificado.

Quem diria! O Santos, dono do futebol mais ofensivo do Brasil, até o momento não balançou as redes adversárias. Empatou sem gols diante do Bahia, na Arena Pituaçu, e com o Sport, na Vila Belmiro. Aliás nos últimos quatro jogos, seja no Brasileiro ou Libertadores, com ou sem a estrela Neymar, o ataque santista marcou apenas um gol. Um desempenho preocupante. É bom lembrar que na estreia do Nacional contra o Bahia, o Peixe usou reservas e contra o Sport não pôde contar com o goleiro Rafael e o atacante Neymar, ambos servindo a seleção brasileira e com os meias Paulo Henrique Ganso, que se recupera de artroscopia no joelho e Elano, poupado pela comissão técnica.

Atual Campeão Brasileiro, o Corinthians é o que mais decepciona. Não somou nenhum ponto e tem duas derrotas para Fluminense e Atlético-MG. Na estreia contra o Flu e com foco total nas quartas de final da Copa Libertadores, o técnico Tite utilizou reservas. Contra o Atlético-MG nesse domingo usou apenas oito titulares, poupando apenas o volante Paulinho e os atacantes Jorge Henrique e Emerson Sheik. Penso que não havia necessidade em não escalar esses três jogadores, já que o Timão ficará 10 dias sem disputar jogos oficiais, graças a amistosos da seleção brasileira.

O sinal de alerta tem que ser aceso no Parque São Jorge. É óbvio que o Timão tem time para se recuperar na competição, mas não pode perder muitos pontos nas próximas rodadas, senão ficará ainda mais distante dos primeiros colocados.

O mau desempenho de Corinthians, Santos, Palmeiras e São Paulo tem a ver com os momentos decisivos de outras competições. Corinthians e Santos brigam pelo título da Copa Libertadores, e Palmeiras e São Paulo estão de olho na conquista da Copa do Brasil, uma via mais curta para obtenção de vaga na Copa Libertadores de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário