quarta-feira, 9 de maio de 2012

Contra-ataques mortais e consistência defensiva definem a classificação do Corinthians para as quartas da Libertadores


O Corinthians encerrou o tabu de 12 anos sem chegar às quartas de final da Copa Libertadores e com autoridade bateu o Emelec (3 a 0) na noite dessa quarta-feira no Pacaembu com mais de 32 mil pagantes.

Não foi uma exibição brilhante do Corinthians, que cometeu muitos erros de passe e ficou por pouco tempo com a posse de bola mesmo sendo o mandante da partida.



Precisando de uma vitória simples para garantir a classificação, o Timão começou bem o jogo, marcando a saída de bola equatoriana. O primeiro gol não demorou a sair. Em contra-ataque aos 7 minutos, Alex lançou Emerson Sheik, que rolou para Fábio Santos ganhar dividida e mandar para as redes de Dreer.

Com a desvantagem no placar, os equatorianos foram ao ataque em busca do empate, porém pararam no forte esquema defensivo corintiano. Os zagueiros Chicão e Leandro Castan ganhavam todas as jogadas pelo alto. A exemplo do empate sem gols em Guayaquil, Cássio demonstrava segurança principalmente nas bolas aéreas. Ainda no primeiro tempo, o Corinthians teve a chance de ampliar o marcador e praticamente definir a vitória. O volante Paulinho finalizou dentro da área para grande defesa de Dreer. O lado esquerdo alvinegro estava infernal. Fábio Santos, Alex e Emerson Sheik fizeram ótimas triangulações.  A partir da segunda metade do primeiro tempo, o Timão recuou demais. O Emelec fez blitze ofensiva, porém não levou muito perigo ao gol de Cássio.

O Emelec voltou para a etapa final assustando logo ao primeiro minuto. Valência cobrou falta da entrada da área e o goleiro Cássio fez grande defesa para delírio da Fiel. O Emelec mantinha a posse da bola, porém sem nenhuma objetividade. Aos 19 minutos, o Corinthians chegou ao segundo gol. Chicão bateu falta da esquerda e encontrou Paulinho, livre de marcação, que só cabeceou para o canto esquerdo de Dreer. O Emelec ainda tentou diminuir a desvantagem e acabou cedendo mais um contra-ataque mortal. Emerson iniciou a jogada, inverteu para Danilo carregar a bola e tocar para Alex fechar a tampa do caixão equatoriano aos 40 minutos.

O Corinthians agora foca suas atenções no Vasco, adversário das quartas de final. A Conmebol ainda não definiu as datas, mas já se sabe que a partida de ida será no Rio de Janeiro e a volta em São Paulo. Creio que o alvinegro paulista tem uma ligeira vantagem no confronto por apresentar maior regularidade que os vascaínos na temporada.

Pitacos

No geral, nenhum corintiano comprometeu. No entanto o craque da partida foi Emerson Sheik, que esteve infernal e participou de dois dos três gols.

O volante Paulinho teve ótima atuação sempre aparecendo como elemento surpresa no ataque.

Leandro Castan novamente foi um monstro lá atrás. Impressiona a sua regularidade desde a temporada passada. Dificilmente joga mal. Não seria nenhum absurdo ser convocado para a seleção brasileira de Mano Menezes.

No meio de campo, Ralf dispensa comentários. Desarmou e o melhor cometeu poucas faltas.

Embora tenha caído de rendimento na etapa final, o meia Alex foi muito importante na criação de jogadas.  Talvez tenha feito a sua melhor exibição em 2012, porém pode melhorar ainda mais o seu futebol.

Na frente se Willian não foi brilhante nas finalizações, ajudou a equipe com várias roubadas de bola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário