quarta-feira, 16 de maio de 2012

Faltou futebol em São Januário e a decisão ficou para semana que vem no Pacaembu...


Vasco e Corinthians fizeram um jogo truncado na noite dessa quarta-feira em São Januário pelas quartas de final da Copa Libertadores. Prevaleceu o forte sistema defensivo montado pelos dois treinadores. Como consequência disso, houve poucas chances de gol e um justo 0 a 0.


Os goleiros trabalharam pouco no primeiro tempo, a não ser em jogadas de bola parada. Os donos da casa abusaram das faltas coibidas com cartões amarelos pelo árbitro Sandro Meira Ricci.

Precisando da vitória em casa, o Vasco voltou mais ofensivo na etapa final. Aos 5 minutos, Diego Souza lançou Éder Luis, que dentro da área chutou fraco para defesa de Cássio. Retraído, o Timão apostava nos contra-ataques. Num deles Jorge Henrique, de cabeça, quase abriu o placar. O atacante só não contava com a grande defesa de Fernando Prass. No rebote, o volante Ralf chutou e o zagueiro Rodolfo praticamente tirou a bola em cima da linha.

O Vasco tentava a todo o custo a vitória. Aos 25 minutos, o atacante Alecsandro marcou de cabeça, mas o árbitro Sandro Meira Ricci invalidou o lance apontando impedimento. Na minha visão, o lateral Alessandro dava condições ao vascaíno. No entanto o tira-teima da Globo apontou a irregularidade. Portanto não há o que discutir. Foi um lance muito difícil. O bandeirinha teve olhos de lince ao anotar o impedimento. Mesmo se deixasse o jogo correr, não poderia ter sido crucificado pelos corintianos.

Nos minutos finais, tanto Vasco como Corinthians pareciam satisfeitos com o empate sem gols, que levará a decisão para a próxima quarta-feira no Pacaembu. O Timão só depende da vitória por qualquer placar para avançar à semifinal. Empate com gols dá a vaga aos vascaínos. A promessa é que na semana que vem teremos um jogo mais aberto do que em São Januário.

Pitacos

O Vasco se destacou pela consistência defensiva, algo que não ocorreu nos últimos jogos da Copa Libertadores. Os contestados zagueiros Rodolfo e Renato Silva deram a conta do recado.

No meio de campo, Diego Souza ficou devendo futebol, embora tenha crescido de rendimento no segundo tempo. Achei errado o técnico Cristóvão Borges sacá-lo na etapa final e botar em campo Carlos Alberto, que não entrou bem.

No ataque, Éder Luis criou as melhores chances. Não parou de correr ao longo dos 90 minutos de jogo.

No Corinthians, novamente o sistema defensivo foi o grande destaque. Pelo terceiro jogo seguido, o alvinegro não levou gols. A equipe tem a melhor defesa da Copa Libertadores com apenas dois gols tomados em 9 jogos.

O que tem jogado o zagueiro Leandro Castán é brincadeira! Dificilmente, ele perde divididas com os adversários, sendo muito leal na marcação. Nessa quarta salvou gol praticamente certo de Carlos Alberto. Não tenho dúvidas em apontá-lo como o melhor zagueiro do Brasil no momento, já que o vascaíno Dedé se recupera de lesão. Inclusive Castán está fazendo por merecer uma chance na seleção brasileira de Mano Menezes.

Chicão também teve atuação muito segura, fazendo o arroz com feijão necessário.

No meio de campo, Ralf não brincou em serviço sempre desarmando com correção. Já o seu parceiro Paulinho ficou devendo futebol. Não usou a sua principal característica que é a chegada como elemento surpresa no ataque. Entendo que o volante deve ter obedecido as ordens do técnico Tite em jogar mais recuado vigiando os meias criativos do Vasco.

O meia Alex foi o pior em campo pelo Timão. Errou passes em demasia, comprometendo a atuação da equipe. O jogador ainda deve uma sequência de boas partidas na temporada.

No ataque, Jorge Henrique e Emerson Sheik brigaram o quanto puderam, mas foram infelizes na hora de finalizar a meta de Fernando Prass.

O gramado de São Januário estava em estado deplorável. E que não venham com a desculpa da chuva, que não foi tão forte assim. Por ser um clube grande e estruturado, o Vasco deveria cuidar melhor de seu estádio.

Continuo apostando na classificação corintiana. Mas ela deve vir com muita dificuldade no Pacaembu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário