sexta-feira, 24 de maio de 2013

As minhas expectativas para o Campeonato Brasileiro

Estou contando as horas para o início de mais uma edição do Campeonato Brasileiro, que tem tudo para ser a mais equilibrada dos últimos anos.

Nesse sábado, depois de tanta expectativa, enfim será dada a largada no Nacional. Até a última rodada em 8 de dezembro, os times devem mudar muito com perda de importantes jogadores para o exterior.

É bom destacar que o campeonato sofrerá interrupção em junho devido a disputa da Copa das Confederações. Vai parar no dia 9 de junho (5ª rodada) e será retomado em 6 de julho. Nesse período, os 20 clubes farão inter-temporada. Alguns planejam amistosos no exterior.



DISPUTA PELA TAÇA

Acredito que quatro clubes vão entrar forte na briga pelo título brasileiro: Corinthians, Fluminense, Atlético-MG e Internacional.

Se mantiver a base vencedora dos últimos anos, o Corinthians, dono do melhor elenco brasileiro, é candidatíssimo ao hexacampeonato brasileiro. É quase certeza que o clube vai perder o ótimo volante Paulinho para o exterior em julho.

Eliminado precocemente na Copa Libertadores, o alvinegro poderá se dedicar exclusivamente ao Nacional nas primeiras rodadas. Em 2011, ano da última conquista do Campeonato Brasileiro, sem outra competição para dividir as atenções, o Corinthians engatou uma sequência inicial de 10 rodadas de invencibilidade, o que acabou fazendo a diferença no final do torneio. Vai repetir a dose em 2013? Acho difícil...

O Fluminense é outro forte candidato ao caneco. Manteve a base campeã brasileira de 2012. É verdade que o time ainda não conseguiu tanto no Campeonato Carioca como na Copa Libertadores reeditar boas atuações da temporada passada, mas chega forte na disputa por pontos corridos. O elenco é forte, o suficiente para brigar pelas primeiras posições na tabela.

O Atlético-MG está mais forte em relação ao time vice-campeão brasileiro em 2012. O técnico Cuca recebeu importantes reforços como os atacantes Diego Tardelli e Alecsandro. O Galo não comemora o título nacional desde 1971. O que podem atrapalhar a equipe no início são os jogos do mata-mata da Copa Libertadores. Os mineiros estão bem próximos da semifinal do torneio sul-americano.

Mesmo tendo feito campanhas decepcionantes nas últimas edições, penso que o Internacional larga com força em busca do título que não vem há 34 anos. Conquistou com propriedade do Campeonato Gaúcho e está fazendo boa campanha na Copa do Brasil. O trio D'Alessandro, Forlán e Leandro Damião vive ótimo momento. Há de ser destacado também o início promissor do técnico Dunga a frente do Colorado.

Palpites: Corinthians fatura o hexacampeonato brasileiro e Fluminense, Atlético-MG e Internacional vão para a Copa Libertadores-2014.

LUTA CONTRA A DEGOLA

O Brasileirão nem começou e muitos torcedores já estão apreensivos. Com elencos modestos e pouca verba disponível para investimentos Portuguesa, Náutico, Criciúma, Bahia e Vasco devem lutar apenas pela permanência na elite. *Observação: Se o Santos perder Neymar para o futebol europeu e não se reforçar correrá riscos de queda à série B. O cenário santista é preocupante. Nos últimos jogos, o time jogou muito mal e os torcedores já cobram da diretoria, jogadores e comissão técnica bons resultados em campo.

Palpite: Portuguesa, Náutico, Criciúma, Bahia e Náutico serão rebaixados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário