segunda-feira, 16 de julho de 2012

Onde está o DNA ofensivo do Santos, de Muricy Ramalho?


O futebol ofensivo está no DNA do centenário Santos Futebol Clube. De janeiro de 2010 até maio de 2012, o clube sob o a nova geração dos Meninos da Vila (Ganso, Neymar e cia) só confirmou a filosofia. No entanto desde a eliminação na semifinal da Copa Libertadores para o arquirrival Corinthians, o time perdeu o encanto ofensivo.

Para se ter uma ideia, o Peixe possui um dos piores ataques do Campeonato Brasileiro (7 gols), estando apenas a frente de Portuguesa (6) e Atlético-GO (4). Em seis das nove rodadas disputadas, a equipe não foi às redes adversárias, um desempenho preocupante que reflete na tabela de classificação. Hoje, o Santos ocupa a modesta 13ª colocação com apenas 9 pontos ganhos. O líder Atlético-MG possui 22 pontos.



Desde a rodada inaugural do Campeonato, o técnico Muricy Ramalho usou oito atacantes diferentes: Neymar, Borges, Alan Kardec, Rentería, Geuvânio, Victor Andrade, Dimba e Miralles. Desses apenas Neymar, Geuvânio, Victor Andrade, Dimba e Miralles permanecem na Vila Belmiro. O primeiro desfalcará a equipe por várias rodadas devido a participação nos Jogos Olímpicos de Londres. Mesmo tendo disputado poucas partidas, Neymar é o artilheiro do Peixe no torneio ao lado do zagueiro Edu Dracena e do meia Felipe Anderson, cada um com dois gols marcados.

Muricy Ramalho carece de um goleador. Artilheiro do Brasileirão no ano passado, o atacante Borges não repetiu o bom rendimento nessa temporada e foi negociado com o Cruzeiro. Com exceção ao ausente Neymar, nenhum atacante do elenco tem faro de artilheiro. Devido a isso, a diretoria trabalha na contratação de um centroavante, que pode ser Rafael Moura, do Fluminense.

Creio que os atacantes não são os maiores responsáveis pela falta de gols. A responsabilidade tem que ser dividida com o setor de criação. O meia Paulo Henrique Ganso atuava mal antes de se juntar a seleção brasileira olímpica. Seu substituto, o jovem Felipe Anderson dá sinais de que pode ser o diferencial para criação de jogadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário