quarta-feira, 25 de julho de 2012

Timão domina o Cruzeiro e dá sinais que pode brigar por algo melhor no Campeonato Brasileiro


O Corinthians comprovou a sua evolução no Campeonato Brasileiro ao bater o Cruzeiro por 2 a 0 na noite dessa quarta-feira no Pacaembu. Além de ter obtido mais três pontos, o alvinegro demonstrou um bom futebol, dominando o adversário na maior parte da partida.

Desde o apito inicial, estava claro que o Timão manteria suas características, ou seja, marcar forte o oponente no meio de campo e subir com muita velocidade ao ataque. No entanto faltava maior capricho no último passe. Danilo, aos 17 minutos, arriscou bom chute de fora da área e Fábio espalmou. Quatro minutos depois, Jorge Henrique foi derrubado por Sandro Silva dentro da área. Pênalti! Chicão bateu e abriu o placar.

A partir do gol, o Corinthians deitou e rolou em cima do rival, principalmente após a saída do cruzeirense Sandro Silva, que já tinha amarelo, para a entrada do atacante Fabinho. O Cruzeiro perdeu força no meio de campo e passou a abusar das faltas violentas. O Corinthians merecia ter ido para o intervalo com um placar elástico, não fosse a má pontaria dos atacantes Emerson Sheik e Romarinho.



No segundo tempo, o Cruzeiro até tentou o empate. Montillo, apagado na etapa inicial, voltou ligado e perdeu duas boas chances para a Raposa. Em contrapartida, o Corinthians era perigoso nos contragolpes. Num deles aos 2 minutos, Emerson Sheik, livre de marcação, perdeu gol incrível. Romarinho ainda teve mais duas oportunidades, mas cabeceou rente à trave do goleiro Fábio. 

Mesmo tendo a maior parte da posse de bola na etapa final faltou inspiração aos cruzeirenses para obter um bom resultado em São Paulo. Nos acréscimos, Paulinho mandou uma paulada de fora da área e ampliou a contagem. Um golaço!! 

Com o resultado, o Corinthians alcançou a sua melhor posição na tabela: 10º e nessa quinta-feira, por incrível que pareça torcerá para o rival Santos derrotar o vice líder Atlético-MG, em Belo Horizonte. Caso isso aconteça, o alvinegro do Parque São Jorge ficará 14 pontos atrás do líder Vasco. Já o Cruzeiro caiu para a 6ª colocação e ficou um pouco mais longe do líder.

Pitacos do Corinthians

O volante Paulinho, o meia Danilo e o atacante Jorge Henrique foram os melhores em campo no Pacaembu.
Paulinho foi perfeito nos desarmes e como é de costume apareceu como elemento surpresa no ataque, deixando a sua marca.

Danilo vive uma fase exuberante e seu futebol tem encantado até os seus críticos ferozes. O meia mostrou bom preparo físico, correu bastante, “roubou” bolas e deu a assistência para o gol de Paulinho.

Jorge Henrique foi taticamente perfeito, voltando para ajudar na marcação. No ataque errou alguns passes desnecessários, que propiciaram contragolpes cruzeirenses. Mesmo assim sofreu o pênalti, que abriu a vitória corintiana.

Romarinho, o Jorge Henrique “Cover” também não se limitou a atacar e voltou para ajudar os companheiros na marcação. O jovem ainda precisa melhorar a sua finalização. Tenho certeza que o técnico Tite já percebeu isso e vai intensificar os treinamentos.

O lateral Alessandro destoou do restante dos companheiros. Cometeu alguns vacilos na marcação e não teve bom aproveitamento nos cruzamentos.

Novamente a torcida corintiana deu show. Mais de 28 mil torcedores pagaram ingressos. O bacana foi ter visto muitas crianças no estádio.

Pitacos do Cruzeiro

A Raposa foi um desastre em seu setor defensivo. Os zagueiros Léo e Mateus tiveram muito trabalho para conter os atacantes adversários e se precipitaram em algumas saídas de bola. Não fosse a boa atuação do goleiro Fábio, a equipe teria saído do Pacaembu com uma goleada.

Desnecessária a violência de alguns atletas contra os corintianos principalmente no primeiro tempo. Sandro Silva saiu no lucro ao não ser expulso. Já tinha amarelo, quando cometeu pênalti em Jorge Henrique e deveria ter recebido o vermelho de Leandro Vuaden. O próprio treinador Celso Roth reconheceu o erro da arbitragem.

Montillo ficou devendo futebol. Está longe de ser aquele jogador que encantou os cruzeirenses em 2010 e no primeiro semestre de 2011. No segundo tempo deu chute bisonho.

Alguém viu o centroavante Borges no Pacaembu? Eu confesso que não vi. A bola quase não chegou no seu setor.

Celso Roth mexeu mal no seu time aos 27 minutos. Ele acertou ao sacar o volante Sandro Silva, que poderia ser expulso a qualquer momento, mas errou em colocar o atacante Fabinho, que pouco ajudou. A partir daí, o Cruzeiro perdeu o meio de campo. Os volantes Leandro Guerreiro e Willian Magrão ficaram sobrecarregados na marcação. Se fosse Roth, teria colocado o volante/lateral Marcelo Oliveira, que ajuda na marcação e sobe bem ao ataque. Na etapa final, ele tentou consertar o erro ao colocar o meia Souza na vaga do apagado Fabinho. Já era tarde..

Nenhum comentário:

Postar um comentário