domingo, 1 de julho de 2012

Portuguesa 0 x 0 Santos: Lusa surpreende com bom futebol. Já o Peixe....


Depois de sete anos sem assistir a uma partida no simpático Canindé, voltei ao estádio nesse domingo para ver Portuguesa 0 x 0 Santos, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Confesso que sai de lá um pouco decepcionado. Esperava muito mais do Santos, que meses atrás era a grande sensação do futebol sul-americano e hoje frequenta a preocupante zona do rebaixamento sem ter vencido uma partida sequer. No entanto fiquei surpreso com o bom futebol da remontada Portuguesa comandada por Geninho. A Lusa merecia até melhor sorte, pois dominou completamente o primeiro tempo.



O santista Muricy Ramalho inovou na escalação da equipe. Um das surpresas foi a entrada do jovem Douglas na lateral-direita. O volante Adriano foi recuado para a defesa e se juntou aos zagueiros Edu Dracena e Durval na etapa inicial. O novo esquema não funcionou. Os laterais tiveram pouca iniciativa e o meio de campo era um deserto de criatividade. O meia Paulo Henrique Ganso pouco foi notado em campo. 

A Lusa com marcação compacta e ótima mobilidade no meio de campo e ataque, criou as três melhores chances melhores sempre com o volante Guilherme. A primeira encontrou o travessão de Rafael. Nas duas seguintes, o goleiro evitou o pior para os santistas. O zagueiro Rogério também teve boa chance, mas cabeceou para fora.

Irritado com o rendimento do Peixe, o técnico Muricy Ramalho voltou do intervalo com duas mudanças. Juan e Elano substituíram Léo e Douglas. A equipe teve uma leve melhora, porém seguia sem finalizar a meta defendida por Dida. Do outro lado, a Lusa sentiu o cansaço da etapa inicial e chegava pouco ao ataque. A primeira oportunidade clara do Santos só ocorreu aos 25 minutos. Durval, de cabeça, obrigou o goleiro Dida a fazer importante defesa. 

Apagado em boa parte do jogo, o atacante Neymar cresceu nos minutos finais e tentou dar a primeira vitória ao Santos no Campeonato Brasileiro. Nos acréscimos, o jogador partiu antes do meio de campo, fez fila na defesa da Portuguesa e rolou para Borges, livre de marcação, chutar muito longe, para revolta da maioria dos torcedores santistas que compareceu ao Canindé.  Foi um lance bem parecido com aquele do vascaíno Diego Souza contra o Corinthians pelas quartas de final da Copa Libertadores.

Mais pitacos

Pelo que apresentou, o empate sem gols ficou de bom tamanho para o Santos. Já a Portuguesa merecia a segunda vitória consecutiva sobre um grande clube paulista.

A Portuguesa dá sinais claros de evolução. Mostrou que tem futebol para almejar vôos mais altos no campeonato e não somente lutar contra a degola.

O goleiro Dida foi pouco exigido durante a partida, mas mesmo assim fez defesa sensacional no segundo tempo. Sua experiência é fundamental para o bom rendimento da defesa lusitana, que ainda não levou gols desde sua estreia contra o São Paulo no final de semana passado.

Os volantes Léo Silva e Guilherme e o meia Moisés foram os melhores em campo pelo lado da Portuguesa. Destaco também o bom futebol do atacante Ananias, que incomodou bastante os santistas com jogadas rápidas.

O Santos apresentou poucos destaques positivos. O goleiro Rafael evitou o pior. O zagueiro Edu Dracena teve atuação segura.

Muricy Ramalho vai ter muito trabalho para recuperar o Santos, que ainda sente os traumas da eliminação para o arquirrival Corinthians na Copa Libertadores. O time pode render muito mais. É difícil entender o que está acontecendo. Há oito jogos, os santistas não sentem o prazer da vitória. O último triunfo ocorreu contra o Vélez, no dia 25 de maio, em partida válida pelas quartas de final da Libertadores

E o Borges hein! Que fase! Várias vezes o centroavante se atrapalhou com a bola e perdeu gol incrível no final.

A última vez que estive no Canindé foi em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da série B de 2005. A Lusa perdeu para o Grêmio e praticamente deu adeus ao acesso à elite. De lá para cá, o estádio passou por algumas reformas. O gramado foi trocado e hoje apresenta boas condições. Já a iluminação é muito ruim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário