quinta-feira, 5 de julho de 2012

Palmeiras aproveita as poucas chances que tem e abre boa vantagem em busca do título da Copa do Brasil


O Palmeiras saiu na frente na primeira decisão da Copa do Brasil na Arena Barueri. Longe de apresentar bom futebol, o Verdão bateu o bom time do Coritiba por 2 a 0 e pode até perder por um gol de diferença na próxima quarta-feira no Couto Pereira para ficar com a taça.



O Coritiba surpreendeu no primeiro tempo com uma postura ousada, marcando a saída de bola palmeirense. Parecia que os paranaenses atuavam no Couto Pereira devido ao número acentuado de finalizações. Júnior Urso teve a primeira chance clara de gol para o Coxa. O volante fez boa jogada e livre de marcação chutou em cima do goleiro Bruno. No minuto seguinte, uma nova chance. Dessa vez, o meia Rafinha chutou por cima do gol. Aos 20, o goleiro Bruno salvou mais uma vez o Palmeiras. Defendeu chute cruzado de Willian. 

O Palmeiras estava perdido em campo. O meio de campo não marcava e tampouco criava situações de gol. Os laterais Artur e Juninho davam muitos espaços na defesa e pouco se aventuravam no ataque. No entanto, o panorama mudou.  Já nos acréscimos, Jonas agarrou o palmeirense Betinho dentro da área e o árbitro em cima do lance marcou a penalidade. Valdivia bateu com categoria e abriu o placar para os anfitriões. Um castigo merecido aos paranaenses, que não souberam aproveitar as chances que tiveram.

O Coritiba voltou do intervalo em câmera lenta. A equipe não conseguiu criar oportunidades nos primeiros minutos. Sem dó, o Palmeiras aproveitou mais uma rara chance para ampliar o placar aos 19 minutos. Marcos Assunção bateu falta, a bola desviou na barreira e encontrou a cabeça do zagueiro Thiago Heleno, que escorou para as redes de Vanderlei. 

Claramente, o Coritiba sentiu o segundo gol. O técnico Marcelo Oliveira até fez alterações ousadas, mas nada que mudasse o placar. O Palmeiras perdeu Valdivia, expulso aos 24 minutos. O Coxa tentou diminuir, mas abusou dos chuveirinhos sob o forte esquema defensivo armado por Felipão. O atacante Maikon Leite ainda teve a chance de marcar o terceiro gol palmeirense, o que praticamente definiria o campeão em Barueri. O jogador puxou contra-ataque, driblou Vanderlei e chutou fraquinho dando tempo de recuperação ao goleiro.

Pitacos

Camisa pesa muito. Se o Coritiba tivesse a tradição do Palmeiras poderia até ter vencido o jogo. Faltou tranquilidade e principalmente experiência aos seus jogadores na hora de finalizar ao gol de Bruno.

O goleiro palmeirense Bruno foi um dos grandes nomes da partida. Evitou dois gols certos e mostrou muita segurança numa decisão de campeonato.

Destaco também a atuação do zagueiro Thiago Heleno. Após um início confuso, o beque se recuperou com boas antecipações e deixou a sua marca.

E o Valdivia hein. Quase estragou a boa atuação, algo raro em sua segunda passagem pelo Verdão, ao cometer falta em Willian Farias e ser expulso. Com isso está fora da partida decisiva.

O Coritiba precisará de muita competência e principalmente sorte para não amargar mais um vice-campeonato da Copa do Brasil.

A Arena Barueri recebeu o maior público de sua história. Mais de 28 mil torcedores pagaram ingresso para ver a final. Uma pena que o gramado não apresentou boas condições. A fraca iluminação também deixou a desejar. Espero que a administração do estádio dê um jeito nesses problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário